Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

domingo, 21 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia é comemorado com a entrega do Prêmio SESC Marc Ferrez 2011

Noite de gala no SESC Ceilândia


O Dia Mundial da Fotografia, 19 de Agosto, foi comemorado em grande festa com a entrega do Prêmio SESC de Fotografia Marc Ferrez – Edição 2011, e o Painel “A Fotografia Brasileira e a Reflexão Acadêmica”.

Durante a solenidade realizada no Teatro Newton Rossi, no SESC Ceilândia, foram entregues três prêmios, sete menções honrosas e inaugurada a exposição fotográfica com fotos dos 40 participantes selecionados.

Na Edição 2011 foram recebidos 440 trabalhos fotográficos, entre profissionais e amadores de todo o país. Desses, 40 trabalhos foram selecionados sendo: 23 do Distrito Federal, 11 de São Paulo, 02 do Rio de Janeiro, e 01 de Porto Alegre, Fortaleza, Manaus e Goiânia.


Meus olhos minhas lembranças, foto de Elio Rizzo, grande vencedora

Elio Rizzo recebe prêmio do Diretor do SESC, José Roberto


Fog Candango, foto de Jorge Dihel, segundo lugar

Jorge Dihel recebe o prêmio da Coordenadora de Cultural do SESC,  Juliana Valadares

Auto retrato, foto de Daniela Cadena, terceiro lugar

Daniela Cadena recebe o prêmio da Gerente do SESC 504 Sul, Cristina Nogueira

Gerente do SESC Ceilândia, Edson Gil, entrega as menções honrosas

Exposição das 40 obras selecionadas do Prêmio SESC de Fotografia


Fotografia Brasileira e a Reflexão Acadêmica

O painel sobre a fotografia brasileira marcou a abertura oficial do Mês da Fotografia 2011. Mediado pelo professor e fotógrafo da Universidade de Brasília, Duda Bentes, o debate contou com a participação de Iatã Cannabrava, presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, Susana Dobal, fotógrafa e professora da Universidade de Brasília, e Antônio Quaresma, fotógrafo e professor da Universidade Federal do Piauí.

Iatã apresentou uma critica sobre o modelo de formação acadêmica dos fotógrafos e o trabalho de pesquisa da produção cultural na área de fotografia realizado na Rede dos Produtores Culturais. Susana Dobal e Antônio Quaresma apresentaram o papel da academia na formação do fotógrafo e na reflexão do processo de formação da arte fotográfica.


Grande presença de público durante visita das exposições


Show de abertura com o cantor e compositor Afonso Gadelha


Duda Bentes, Iatã Canabrava, Susana Dobal e Antonio Quaresma, durante
Painel a Fotografia Brasileira


Iatã Canabrava apresenta a Rede dos Produtores Culturais da Fotografia no Brasil


Público acompanha o Painel a Fotografia Brasileira


Aconteceu!

Amazônia e América Latina abrilhantam mais uma semana do mês da fotografia

O fotógrafo paraense Paulo Santos trouxe a Brasília as últimas fronteiras da Amazônia, apresentado em três temas: A indústria da transformação, Conflitos sociais e Povos da Mata, trazendo a visão de um observador privilegiado das transformações ocorridas na Amazônia ao longo das últimas décadas, e procurando expressar as disparidades características da região em diferentes épocas e contextos.

Em um contexto Iberoamericano, o fotógrafo equatoriano Pablo Corral, trouxe um debate questionador sobre a existência de um olhar fotográfico diferenciado sobre a América Latina. Corral apresentou ainda, a Rede Social de Fotojornalistas Iberoamericanos Nuestra Mirada, e o Prêmio de fotografia POYi Latam 2011, que em sua primeira edição reconheceu a excelência em trabalhos de fotografia documental e fotojornalismo tanto no formato de fotografia fixa como de multimídia, de temas da América Latina.  Os trabalhos premiados refletem os eventos noticiosos e os temas sociais com o devido respeito à integridade da cena e a originalidade do momento.