Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Etnofoco confirma participação no Mês da Fotografia


O ETNOFOCO coletivo de fotografia e antropologia, coordenado pelo fotógrafo Olivier Boels e pela antropóloga Lena Tosta, confirmou a participação no Mês da Fotografia 2012, a realizar-se em Agosto, nas unidades do SESC Ceilândia, Gama e 504 Sul.

Sadhus ascetas yogi yogis, Índia. Foto: Olivier Boels.

O coletivo traz ao evento a exposição “Iogues Dissidentes” que estará aberta a visitação na Unidade do SESC Ceilândia, no período de 01 a 30 de Agosto, no horário de 9h às 18h.

A exposição apresenta ao público o mundo contemporâneo visto pelos olhos dos sadhus, ascetas hindus extremos, que vivem na Índia e Nepal. Detentores de uma das culturas vivas mais antigas do mundo, de estimados 5000 anos, os sadhus acreditam que vivemos a progressão exponencial dos ritmos cósmicos. Em uma análise surpreendentemente próxima àquelas dos cientistas sociais críticos, afirmam que a era atual é um período de crescente materialidade, sensorialidade e deslizamento dos sentidos.

A mostra também quer deixar um vislumbre sobre o lugar da visualidade na vida e no ensinamento dos sadhus.  As “lentes tântricas” destes iogues veem o sagrado como acessível aos sentidos. Ele está aparente no mundo manifestado, em todas suas cores e formas, em especial no corpo empoderado do asceta virtuose. E também em sua fotografia. Isto porque a fotografia foi incorporada à tradição como uma tecnologia de darshan, empoderamento através da visão. Assim, imagens produzidas, editadas e distribuídas sob os auspícios de gurus, caso das imagens deste trabalho, além da voz da pesquisadora e do fotógrafo, carregam consigo uma narrativa de si dos ascetas, sua intencionalidade e, quem sabe, a eficácia de sua presença.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela Etnofoco, pode participar da palestra “Imagens e Imaginários: a construção do olhar etnofotográfico”, no dia 16 de Agosto, às 20h no SESC Ceilândia.

Maharaj Amar Bharti mantém o braço levantado há 37 anos. Foto: Olivier Boels

Segundo Lena Tosta, o tema “Imagens e Imaginários” visa inspirar produtores de imagens, entre profissionais e amadores, a construir um olhar sensível a outros universos culturais e a atentar-se a visualidades não-hegemônicas. A apresentação será iniciada com a apreciação de “Cinzas Sagradas na Era de Kali”, um multimídia de 20 min., lançado no Musée du Quai Branly, em Paris, e atualmente em exibição no CCBB (RJ, SP e BSB). Resultado de dez anos de pesquisa, o trabalho traz uma leitura antropológica sobre aquela que é provavelmente a cultura viva mais antiga do mundo, a dos ascetas extremos da Índia, através da hibridização de linguagens, fotografia, texto (oral e escrito) e video.

A obra é iniciada com uma contextualização histórica e sociológica do ascetismo hindu, passa pela perspectiva deles sobre seu caminho na contemporaneidade e culmina em um mergulho na vida de um dos mais consagrados entre eles, o austero Maharaj Amar Bharti, que mantém o braço levantado há 37 anos.

Após a apresentação, Lena Tosta e Olivier Boels abrem o debate para troca de experiências sobre esta e outras produções etnofotográficas e sua divulgação em meios artísticos, jornalísticos e acadêmicos, além de abordar a produção de imagens com sujeitos humanos - em especial com grupos tidos como exóticos ou minoritários - entre questões antropológicas, éticas e estético-epistemológicas. 

Olivier Boels e Lena Tosta durante visita a Maharaj Amar Bharti.

Serviço
Exposição fotográfica “Iogues Dissidentes”
Local: SESC Ceilândia
Visitação: 01 a 30 de Agosto, no horário de 9h às 18h.

Palestra  “Imagens e Imaginários: a construção do olhar etnofotográfico”
Local: SESC Ceilândia
Data: 16/08/2012
Horário: 20h 

Informações: (61) 3963-5119 / 8228-8023 - Carol Peres