Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grupo “A Escrita da Luz” participa de Encontro com autor no Mês da Fotografia 2012



Em abril de 2005, iniciava em Manaus um movimento fotográfico pioneiro na cidade, O Pinhole Day, que foi realizado pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, recém-chegados ao Amazonas.

Pinhole Day Manaus 2012.
Em seguida idealizaram a oficina de fotografia básica “A Escrita da Luz”, direcionada a crianças e adolescentes em risco social. O projeto durou cerca de um ano e três meses, entre oficinas, saídas fotográficas, ações sociais em praças e periferia da cidade. A partir deste projeto surgiu o desejo de criar algo mais amplo, mais consistente, que trouxesse ao Amazonas um movimento de promoção e valorização da fotografia local.

Com o término das oficinas, ex-alunos e amigos fotógrafos se reuniram em outubro de 2006 para a jornada fotográfica “Manaus Bem na Foto”, em comemoração ao aniversário da cidade. Neste momento nascia de fato o grupo “A Escrita da Luz”.

Toda essa trajetória será compartilhada por Alexandre Fonseca e Ione Moreno, em um “Encontro com autores”, durante o Mês da Fotografia 2012, que acontece de 01 a 30 de Agosto, em Brasília/DF. O Encontro será realizado no dia 10 de Agosto, a partir das 20 horas, no SESC Gama.

O Mês da Fotografia, realizado desde 2010 em parceria com o SESC/DF, é um dos principais eventos de fotografia da região centro-oeste, e visa a promoção, difusão e apresentação da arte fotográfica para a comunidade e regiões administrativas do Distrito Federal e Entorno. Este ano traz como tema “O Centro-Oeste: o homem, a cultura e o meio” e possibilita à comunidade a interação com fotógrafos nacionais e internacionais através de exposições fotográficas, palestras, oficinas, encontros com autores, workshops e saídas fotográficas.


Manaus Bem na Foto
Com a oficialização do grupo em 2006, o AEL começou a realizar jornadas em diversos lugares como, periferias, palafitas, praças e comunidades ribeirinhas, crescendo gradativamente em número e, consequentemente, em qualidade fotográfica, tornando o principal foco de aglutinação entre fotógrafos amadores e profissionais, sendo o articulador do mais importante movimento fotográfico existente no Amazonas chamado Manaus Bem na Foto.

 “A Escrita da Luz” tornou-se a grande vitrine para fotógrafos profissionais e amadores que galgavam espaços na mídia e até no próprio mercado fotográfico local, abrindo espaços para os mesmos por meio de palestras e exposições, despontando esses nomes para o atual “boom” fotográfico Amazonense.

Em maio 2010, em Brasília-DF, Alexandre Fonseca, idealizador do AEL e do projeto Manaus Bem na Foto, participou do encontro e criação da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil-RPCFB, filiando o AEL na entidade e em outubro do mesmo ano transformou o movimento no maior Festival de Fotografia do norte do Brasil: O Manaus Bem na Foto – Festival Amazonas de Fotografia, reunindo em nove dias, exposições e palestras, fotógrafos locais e nacionais, além de sediar o I Encontro da Rede Amazônia de Fotografia e sua criação, um marco para a fotografia nortista.

Alexandre conta a experiência de seu projeto: “Em passos firmes, caminhamos lado a lado na criação deste vínculo de amor pela cidade de Manaus, sua gente, seu jeito. Nossos sonhos divididos entre olhares: Profissionais e amantes da fotografia acertando o foco juntos num movimento pioneiro na cidade e fazendo o ‘Manaus Bem na Foto’”. 

Alexandre Fonseca e Ione Moreno, idealizados do "A Escrita na Luz".

Na sua segunda edição como Festival, realizado em 2011, o Manaus Bem na Foto presenteou a sociedade amazonense com o maior painel de palestras e exposições fotográficas do Norte: “Amazônia Em Cada Olhar”. A grande novidade foi o 1º Fórum Amazonas de Fotografia: Passado, Presente e Futuro, que colocou em debate a produção fotográfica local e políticas públicas para a fotografia regional e intercâmbios, ampliando os horizontes de produtores culturais e fotógrafos da Amazônia.

O projeto Manaus Bem na Foto é o “elo” que liga a fotografia do Amazonas à brasileira na promoção da linguagem fotográfica, fomentando a cultura local num processo de incentivo e valorização de nossos olhares, consolidando Estado do Amazonas no pioneirismo dos grandes realizadores de festivais de fotografia do Brasil.