Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Encontros com o autor - Grupo A Escrita da Luz (AM)


Em abril de 2005, iniciava em Manaus um movimento fotográfico pioneiro na cidade, o Pinhole Day, que foi realizado de forma solitária pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, recém-chegados ao Amazonas. Idealizaram a oficina de fotografia “A escrita da luz”, direcionada a crianças e adolescentes em risco social. O projeto durou cerca de um ano. Com o fim da oficina, os idealizadores reuniram ex-alunos e amigos fotógrafos no dia 24 de outubro de 2006 para a jornada fotográfica “Manaus Bem na Foto”, em comemoração ao aniversário da cidade. Neste momento nascia de fato o “A escrita da luz”, grupo de fotografia de Manaus, tornando-se o principal foco de aglutinação entre fotógrafos amadores e profissionais, e sendo o articulador do mais importante movimento fotográfico existente no Amazonas, o “Manaus Bem na Foto (MBF)”.



E é sobre este projeto que Alexandre e Ione irão conversar com o público, no SESC Gama, durante o Mês da Fotografia 2012. O MBF vem sendo desenvolvido há seis anos e leva a arte fotográfica para locais públicos como praças, ruas, escolas e, principalmente, as comunidades periféricas e ribeirinhas de Manaus.

Alexandre Fonseca dá oficina de fotografia na comunidade de Livramento (AM)

Com o passar dos anos, o projeto foi ganhando corpo e maturidade e transformou-se no maior festival de fotografia do Norte do Brasil: Manaus Bem na Foto – Festival Amazonas de Fotografia, com atividades como exposições, palestras, oficinas e jornadas fotográficas.

Ione Moreno divulgando projeto Olhares da Amazônia

Serviço:
Encontros com o autor - Alexandre Fonseca e Ione Moreno (AM) - Grupo A Escrita da Luz- “Manaus Bem na Foto, um sonho que virou realidade”
Mediador: Florence Dravet
07/08 – SESC Gama