Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Exposição traz origens históricas do Centro-Oeste


Através de anos a geografia do Brasil foi um mistério até mesmo para os historiadores. Na terceira edição do Mês da Fotografia que ocorre entre os dias 1º e 30 de agosto, o Centro-Oeste terá seu espaço consagrado. Roberto Castello, jornalista e pesquisador, apresenta seu trabalho de pesquisa, realizado num período de 10 anos sobre a Marcha para o Oeste, a exposição da Coleção Terra Vermelha.

Presidente Getúlio Vargas visita a Fundação Brasil Central em 1945. 

A idéia de fazer esse levantamento surgiu a partir da vinda do autor para Brasília, a nova capital. “O cerrado não tinha história naquela época, ninguém sabia falar sobre”. A partir de sua curiosidade sobre a formação geográfica, Roberto começou a viajar entre as décadas de 80 e 90.

A exposição Marcha para o Oeste vai além de simples registro documental e torna-se, inclusive, material para pesquisa acadêmica no que diz respeito ao conteúdo. Finalizada em 1994, a pesquisa do jornalista possui imagens históricas dos participantes da Marcha e textos explicativos sobre a origem da região central do Brasil.

“Índios devoradores de gente, montanhas de ouro e diamante, feras selvagens. Essas e outras lendas herdadas dos bandeirantes eram quase tudo o que se conhecia sobre o interior do Brasil há 70 anos. No início da década de 40, praticamente todos os 43 milhões de habitantes do país estavam concentrados no litoral e viam o interior do próprio país como algo exótico. A região não passava de uma enorme e inexplorada mancha na geografia brasileira”, descreve Castello o que era o Centro-Oeste. “Tem gente que conhece melhor as histórias do Velho Oeste estadunidense do que de uma parte de nossa própria nação”, afirma.

Para o autor, a fotografia é arte, ciência, linguagem e, prioritariamente documento. “A idéia do Mês da Fotografia é válida pois está ligada com os valores da fotografia”, garante.

Vale ressaltar que o conteúdo da exposição explica sobre as origens das áreas onde hoje são estados e antigamente não eram sequer representadas cartograficamente. Castello também utilizou, como bibliografia básica, o livro de Antônio Wanderley Chaves (Madrugadas e Crepúsculos) que trata do Rio Araguaia. Buscou fotografias sobre o tema em jornais antigos e promoveu um encontro em Diamantino-MT onde reuniu participantes da Marcha.

Inauguração de Brasília em 1960.

 A exposição é parte da Coleção particular do fotógrafo, a qual ele denomina "Marcha para o Oeste - A Conquista do Oeste". As fotos foram coletadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rio de janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá e Distrito Federal.

Serviço:
Exposição "A Conquista do Oeste - Coleção Terra Vermelha"
Período: 01 a 30/08/2012
Local: SESC Ceilândia
Visitação: 09h às 18h


Encontro com autor com o fotógrafo Roberto Castello
Data: 16/08/2012
Horário: 20h
Local: SESC Ceilândia