Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

terça-feira, 24 de julho de 2012

Lançamento oficial do Mês da Fotografia 2012


Na manhã desta terça-feira (24), no SESC 504 Sul, foi feito a coletiva de imprensa e o lançamento da programação oficial do Mês da Fotografia 2012. Além da imprensa local, alguns dos participantes, como os fotógrafos Márcio Cabral, Olivier Boels, Dirceu Maués, José Rosa, Gisele Porcaro, Roberto Castello, a antropóloga Lena Tosta e membros da Lente Cultural Coletivo Fotográfico também participaram do evento.


Eraldo Peres, Adelmir Santana, Lena Tosta e Olivier Boels - Foto Sérgio Almeida 

O presidente do Conselho Regional do SESC-DF, Adelmir Santana, diz que a intenção é superar o público das edições passadas. No ano passado, 80 mil pessoas prestigiaram a mostra. O SESC do Distrito Federal, juntamente com a Secretaria de Cultura do DF, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – e o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República são os realizadores do Mês da Fotografia 2012, que está em sua terceira edição, com a curadoria da Lente Cultural Coletivo Fotográfico.


Foto Sérgio Almeida

“A missão desse evento é sensibilizar e formar novos públicos. A difusão da fotografia é cada vez mais freqüente e aberta a todos. A nossa palavra é de incentivo. É um prazer participar desse evento pelo terceiro ano consecutivo”, afirmou Adelmir.

O diretor-executivo do Mês da Fotografia, Eraldo Peres, destacou que neste ano a programação está intensa e variada e que o tema foi especialmente escolhido para promover a fotografia da região. “Esse tema, Centro-Oeste: o homem, a cultura e meio, veio com intenção de valorizar a fotografia na região. A exposição coletiva vai acontecer com 113 fotógrafos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, e é uma semente, uma primeira mobilização”, explicou.

Para dar uma dimensão do evento, Eraldo mostrou os números: são 1.132 metros quadros de imagens em 393 fotografias nas 11 exposições indoor e outdoor, 177 fotógrafos participantes, 104 horas de apresentação e reflexão sobre a produção fotográfica, cinco palestras, nove encontros com autores, cinco workshops e sete oficinas lúdicas em escolas públicas. Também acontecerão saídas, arrastões e aulões fotográficos durante todo o mês de agosto.  

Ana Aline (Sinfoc), Adelmir Santana, Eraldo Peres e Juliana Valadares. 
Foto Sérgio Almeida

Além de toda a programação, acontece durante o Mês da Fotografia o primeiro Encontro de Fotógrafos do Centro-Oeste, que vai discutir, durante os dias 02 e 03 de agosto, no Auditório do Museu Nacional, assuntos ligados às políticas públicas e à realidade da fotografia em cada estado.