Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Maués e as câmeras artesanais

O instrutor e fotógrafo Dirceu Maués estará na programação do Mês da Fotografia 2012.

O construtor de câmeras Dirceu Maués é reconhecido pelo seu trabalho artístico feito por câmeras artesanais pinholes. Em agosto, durante as atividades do Mês da Fotografia 2012, Dirceu realizará duas oficinas de construção de câmeras desse tipo.

Alunos durante a oficina em 2011 no SESC Ceilândia.

O interesse pelo assunto começou quando, em seu primeiro contato com a fotografia, participou de várias oficinas para elaboração de pinholes, ainda em Belém, sua cidade natal. “Quando percebi a variedade do que dava pra fazer com essas câmeras, ficou na minha cabeça a possibilidade de produzir vários estilos de fotos”, lembra. Dirceu já expôs seu trabalho em todo o Brasil.

Falando sobre a fotografia artística, Dirceu afirma que “a poética e a textura da imagem na pinhole é esteticamente mais interessante”. “É o que me toca mais”, diz.

“Antigamente as fotografias feitas por câmeras desse tipo eram apenas em papel fotográfico. Hoje eu coloco um filme dentro da câmera e tenho mais mobilidade”, explica.

Maués já havia feito vários modelos de câmeras até chegar no enquadramento ideal. Chegou a fazer uma pinhole com caixa de papelão, onde o papel fotográfico no interior media 30x40cm. Seu experimento mais recente foi a produção de fotos panorâmicas com um filme inteiro.


Paris. Fotografia panorâmica produzida em câmera pinhole com filme negativo. 


Pinhole
A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmera escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno.

As câmeras pinhole são normalmente feitas à mão para um propósito particular. Em sua forma mais simples, a câmera fotográfica pinhole consiste de uma caixa com um furo em um dos lados e um pedaço de filme ou papel fotográfico no lado oposto. Um pedaço de papelão preso por fita adesiva pode servir como obturador. O furo geralmente é feito utilizando uma agulha de costura de diâmetro pequeno.   

Serviço
Oficina de Construção de Câmeras Artesanais
Data: 21 a 24/08/2012
         Turma 1 - SESC Gama - Horário: 9h às 12h
         Turma 2 - SESC Ceilândia - Horário: 13h às 18h
Inscrições a partir do dia 15/07 no menu Oficinas.

Informações: expomes@gmail.com