Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conferência de abertura Mês da Fotografia 2012

As exposições fotográficas do Mês da Fotografia 2012 abrem oficialmente nesta quarta-feira para visitação do público, às 20h, durante a Conferência de Abertura no SESC Ceilândia. A festa da fotografia terá palestra do coletivo de fotografia e antropologia ETNOFOCO, coordenado pelo fotógrafo Olivier Boels e pela antropóloga Lena Tosta. Por motivos burocráticos de emissão de visto, o fotógrafo Juan Molina teve que suspender a palestra que faria durante a Conferência de abertura.

A palestra Imagens e Imaginários: a construção do olhar etnofotográfico” visa inspirar produtores de imagens, entre profissionais e amadores, a construir um olhar sensível a outros universos culturais e a atentar-se a visualidades não-hegemônicas. A apresentação será iniciada com a apreciação de “Cinzas Sagradas na Era de Kali”, um multimídia de 20 min., lançado no Musée du Quai Branly, em Paris, resultado de dez anos de pesquisa. O trabalho traz uma leitura antropológica sobre aquela que é provavelmente a cultura viva mais antiga do mundo, a dos ascetas extremos da Índia.

Foto: Olivier Boels

Após a apresentação, Lena e Olivier abrem o debate para troca de experiências sobre esta e outras produções etnofotográficas e sua divulgação em meios artísticos, jornalísticos e acadêmicos, além de abordar a produção de imagens com sujeitos humanos, em especial com grupos tidos como exóticos ou minoritários.


Estarão presentes na Conferência de Abertura os fotógrafos Márcio Cabral, autor da exposição "Patagonia, la indomable", Roberto Castello, organizador da exposição "Coleção Terra Vermelha - Marcha para o Oeste", e José Rosa, organizador da exposição de Pinhole.


Serviço
Conferência de Abertura - Mês da Fotografia 2012
Coquetel de abertura das exposições fotográficas no SESC Ceilândia
Data: 01/08/201 - a partir das 20h no SESC Ceilândia