Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Encontro com fotógrafo da National Geographic

Foto Izan Petterle - Caubóis do Pantanal
Izan Petterle é fotógrafo desde 1975 e possui trabalhos apreciados mundialmente. Trabalha desde 2000 na National Geographic Brazil e faz belíssimas fotografias documentais e artísticas. Ele é um dos convidados para o Encontro com o autor, nesta sexta-feira, no SESC Ceilândia, a partir das 20 horas, para contar sobre seu trabalho e sobre a exposição outdoor “Caubóis do Pantanal”, que pode ser vista nas unidades do SESC em Brasília.

No currículo de Izan estão quatro Prêmios Abril de Jornalismo e dois prêmios Best Edit, honraria concedida pelos editores norte-americanos da National Geographic para o melhor ensaio fotográfico produzido entre todas as edições internacionais.

“Caubóis do Pantanal” faz parte de um projeto pessoal do fotógrafo, que passou cinco anos documentando cavaleiros e amazonas do Brasil. As imagens que estão em Brasília foram feitas na cidade de Poconé, região pantaneira do Mato Grosso. “Eu tinha como objetivo documentar um modo de vida que está em extinção. É uma geração que são os últimos da espécie”, explica. O tipo escolhido por Izan para fotografar não veio por acaso: ele trabalhou boa parte da sua vida como produtor rural e criava cavalos.  

Foto Izan Petterle

O editor Ronaldo Ribeiro, da revista National Geographic Brasil, apresenta o trabalho de Izan da seguinte maneira: “Os anos de andanças fizeram dele um documentarista sensível e objetivo. Os personagens que documenta exaltam suas raízes, fé, sentimentos. Eles ostentam a expressão e a vitalidade dos trópicos. Sua linguagem, acredito, é a que mais tem se aproximado no Brasil do conceito de documentação visual praticado pela centenária National Geographic. Já produzimos na revista várias reportagens, e outras, espero, ainda estão por vir. As possibilidades de seu trabalho se redimensionam e se renovam à mesma medida que as fronteiras do Brasil – suas paisagens, suas manifestações culturais – parecem também se expandir num processo sem fim”.

Foto Izan Petterle
Serviço

Izan Petterle (MT) 
Data/Hora: 17/08 às 20hs
Local: SESC Ceilândia
Mediador: Eraldo Peres