Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Homenagem ao fotógrafo João Bittar

Foto João Bittar

O Mês da Fotografia 2012 faz nesta sexta-feira (3) uma homenagem especial ao fotógrafo João Bittar, que faleceu no ano passado, aos 60 anos de idade, e era um dos mais reconhecidos fotojornalistas do Brasil, ícone de toda uma geração de fotógrafos.  

Nascido em São Paulo, Bittar começou a fotografar aos 17 anos. Trabalhou nos principais veículos de informação do país, entre eles a Folha de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Veja, Exame, Gazeta Mercantil, Época e IstoÉ, entre outros. Também foi o criador da Agência Angular e responsável pela implantação do processo de digitalização fotográfica da Folha.

Entre as imagens históricas que registrou está uma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então metalúrgico, com o umbigo de fora durante uma convenção da categoria em 1979. Esta foto é uma das que compõem a exposição no SESC 504 Sul, que estará aberta para visitação esta noite. A partir das 19h30, a companheira de Bittar, a fotógrafa Heloisa Ballarini , e o curador da mostra, Egberto Nogueira, fazem uma visita guiada com o público presente para contar um pouco mais sobre a vida e obra do artista. Depois, o jornalista Nunzio Briguglio Filho fará uma palestra sobre o trabalho de João e as fotografias da exposição. 

Foto João Bittar
“Vivi grandes histórias com o João. Foram 40 anos de parceria jornalística e de amizade. Aprendemos e ensinamos juntos. O legado do seu trabalho vai ficar para as próximas gerações e com ele a marca do seu talento, da sua criatividade, da sua ousadia e, sobretudo do seu caráter”, conta Nunzio.

Neste vídeo, feito por Egberto, da Ímã Foto Galeria (SP), o próprio João conta um pouco sobre seu trabalho.



Serviço:

Exposição "Fotojornalismo com caráter"

Autor: João Bittar (In Memorian)

Abertura dia 3 de agosto, a partir das 19h30, no SESC 504 Sul.