Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

Encontros com autor

Momentos especiais de interação e participação da comunidade com os fotógrafos que virão para enriquecer a programação do Mês da Fotografia 2012. Nestes encontros haverá espaço para diálogo entre o artista e o público. O fotógrafo apresenta seu trabalho e sua trajetória e as compartilha com os participantes. 



Du Zuppani
» Du Zuppani e Zé Zuppani (SP) 
Data/Hora: 31/07 às 20hs
Local: SESC Gama
Mediador: Plínio Ricardo

Amar a existência, a vida, os detalhes, as belezas, o ser humano e o nosso ambiente. Isso é o que inspira a criação artística em nossa família. Com equipamentos fotográficos em mãos vamos para o quintal de nossa casa, a praça da cidade, a praia, a metrópole, a comunidade tradicional, a paisagem rural, a floresta e os diversos ecossistemas terrestres.

São então o Du Zuppani, pai da história; o Palê Zuppani, filho mais velho; o Zé Zuppani, caçula. A maior parte dos trabalhos são feitos de maneira individual. Cada um de nós com seu público, cliente, exposição e estética fotográfica. Isso porque a fotografia é em essência uma arte individual. Sozinho com seu equipamento, um fotógrafo revela seu olhar pessoal. Porém as vezes nos propomos a unir nossas artes buscando criar uma linguagem conjunta. Esse equilíbrio de se comunicar em grupo é uma dança de pêndulos entre o individualismo e o coletivo. 

Ione Moreno e Alexandre Fonsexa
»  Grupo de Fotografia A Escrita da Luz (AM)
Representantes: Alexandre Fonseca e Ione Moreno 
Data/Hora: 07/08 às 20hs
Local: SESC Gama
Mediador: Florance Dravet

Em abril de 2005, iniciava em Manaus um movimento fotográfico pioneiro na cidade, o Pinhole Day, que foi realizado de forma solitária pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, recém-chegados ao Amazonas. Idealizaram a oficina de fotografia “A escrita da luz”, direcionada a crianças e adolescentes em risco social. O projeto durou cerca de um ano. Com o fim da oficina, os idealizadores reuniram ex-alunos e amigos fotógrafos no dia 24 de outubro de 2006 para a jornada fotográfica “Manaus Bem na Foto”, em comemoração ao aniversário da cidade. Neste momento nascia de fato o “A escrita da luz”, grupo de fotografia de Manaus, tornando-se o principal foco de aglutinação entre fotógrafos amadores e profissionais, e sendo o articulador do mais importante movimento fotográfico existente no Amazonas, o “Manaus Bem na Foto”. 

Márcio Cabral
» Márcio Cabral (DF)  
Data/Hora: 09/08 às 20hs   
Local: SESC Ceilândia  
Mediador: Rafael Castanheira

Márcio Cabral teve seu primeiro contato com a fotografia em 1996. Especializou-se em fotografia de paisagem, atividade que se tornou sua paixão. Ao longo destes anos ganhou um grande reconhecimento, sendo premiado em diversos concursos de fotografia nacionais e internacionais. Suas imagens já foram publicadas em revistas de turismo e natureza, livros de fotografia e guias turísticos sobre o Brasil no exterior. Já participou de várias exposições, entre elas: Fotoarte 2004 e 2008, e a primeira e segunda Bienal de Brasília.

Pioneiro na introdução da técnica "HDRi" (High Dynamic Range Image) no Brasil, hoje Márcio é especialista em tour virtual panorâmico de 180º e 360º em HDR, e está entre os cinco melhores do mundo nesta técnica fotográfica. Foi também o primeiro brasileiro a produzir panoramas 360º subaquáticos, desenvolvidos em cavernas de água doce pelo mundo.


André Dusek
»  Fotojornalistas de Brasília (DF)
Data: 10/08 às 20hs
Local: SESC 504 Sul
Organizador e Mediador: André Dusek

Ética, estética, originalidade, informação relevante e, de preferência, exclusiva, são os atributos de uma boa imagem jornalística. Cultura, noções de arte, intuição, persistência, um pouco de sorte e muito, muito suor são os pré-requisitos básicos para alcançar tal resultado.

Mediados pelo fotógrafo André Dusek, os fotojornalistas de Brasília compartilham com o público, histórias fotográficas que se destacaram no jornalismo da Capital. Foram convidados para participar do encontro fotógrafos dos jornais Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Jornal da Comunidade, Destak, Metro e Aqui DF;  e das sucursais dos jornais O Globo, Estado de SP e Folha de SP, além das agências de notícias.

Orlando Brito
» Fotojornalistas de Goiás (GO)
Data/Hora: 15/08 às 20hs
Local: SESC 504 Sul
Mediador: Orlando Brito

Mediados pelo fotógrafo brasiliense Orlando Brito, os fotojornalistas de Goiânia apresentam ao público a realidade das redações dos principais jornais do Estado de Goiás, a produção de grandes reportagens e a força da fotografia nos jornais impressos. Foram convidados fotógrafos dos jornais O Popular, Diário da Manhã e Anhanguera, e fotógrafos de Agências de notícias.

» Roberto Castello (DF)
Data/Hora: 16/8 às 20hs
Local: SESC Ceilândia
Mediador: Prof. Wagner Rizzo (Unb)

Roberto Castello, como ele mesmo se denomina, é fotógrafo, produtor cultural e viajante inveterado, defensor do patrimônio estético, artístico, documental, científico, social, espiritual, e ecologico do Brasil. É detentor de uma coleção fotográfica de valor inestimável que ganhou o nome de “A Conquista do Oeste” em referência ao momento histórico quando os brasileiros começam a explorar a região centro-oeste.

Castelo é natural do Rio de Janeiro e fotografa desde 1977. Seus primeiros contatos profissionais foram ensaios sobre o homem da Amazônia, especialmente dos habitantes da Ilha do Marajó, no Pará, estado de origem da sua família. Por mais de 10 anos Castelo trabalhou com fotojornalismo nas principais assessorias de ministérios e governo federal. Hoje desenvolve projetos culturais de documentação fotográfica, faz reportagens e trabalha com fotografia digital.

» Izan Petterle (MT) 
Data/Hora: 17/08 às 20hs
Local: SESC Ceilândia
Mediador: Eraldo Peres

Izan Petterle  entrou para o staff da revista National Geographic Brasil em 2000, ano de lançamento da revista no país. Fotógrafo desde 1975, já recebeu quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo e dois prêmios Best Edit, concedido pela National Geographic dos Estados Unidos para o melhor ensaio fotográfico produzido para as edições internacionais.

O editor Ronaldo Ribeiro, da revista National Geographic Brasil, apresenta o trabalho de Izan da seguinte maneira: “Os anos de andanças fizeram dele um documentarista sensível e objetivo. Os personagens que documenta exaltam suas raízes, fé, sentimentos. Eles ostentam a expressão e a vitalidade dos trópicos. Sua linguagem, acredito, é a que mais tem se aproximado no Brasil do conceito de documentação visual praticado pela centenária National Geographic. Já produzimos na revista várias reportagens, e outras, espero, ainda estão por vir. As possibilidades de seu trabalho se redimensionam e se renovam à mesma medida que as fronteiras do Brasil – suas paisagens, suas manifestações culturais – parecem também se expandir num processo sem fim”.

» Fotógrafos universitários (DF) - Grupo Captura - UCB e Alunos do IESB
Data/Hora: 21/08 às 20hs
Local: SESC Ceilândia
Mediadores: Lourenço Cardoso e Bernadete Brasiliense
  
Mediado pelos professores Lourenço Cardoso, do IESB, e Bernadete Brasiliense, da Universidade Católica de Brasília, os alunos das duas universidades apresentarão seus trabalhos fotográficos, oferecendo ao público um pouco do conteúdo e da prática universitária no campo da produção fotográfica.

Os grupos apresentarão trabalhos de finalização de semestres, seguidos de debates e reflexões sobre o ensino acadêmico da fotográfica e a prática desenvolvida por alunos e professores.

» Plínio Ricardo (DF) 
Data/Hora: 23/08 às 20hs
Local: SESC 504 Sul 
Mediador: Anelise Molina

Projeto Entretanto é um clube de relacionamento que usa a fotografia como forma de aproximação pessoal. Criado pelo fotógrafo Plínio Ricardo o projeto reúne fotógrafos, músicos, artistas e outros tipos de malucos para conversas sobre temas variados. Um espaço democrático de troca de conhecimento e diversão. O grupo se reune todos os meses. A 14a edição acontecerá no Mês da Fotografia.

Plínio é publicitário pelo UniCeub. Fotógrafo profissional. Fotografa desde os 16 anos. Atua na área de eventos e de Fine Art. Fundador do grupo Entretanto que reúne fotógrafos de Brasília. Ministra cursos de fotografia voltados ao desenvolvimento do olhar fotográfico e da sensibilidade artística.