Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

Palestras

Na terceira edição do Mês da Fotografia, profissionais e amadores, terão a oportunidade de participar de seis palestras com temas que vão desde a produção do discurso fotográfico as novas tendências de mercado e a criação de vídeos. Conheça que são os palestrantes de 2012.



Juan Molina
» Juan Antonio Molina (Cuba)
Palestra: A produção do discurso fotográfico 
Mediadores: Anelise Molina e Eraldo Peres
Data: 01/08 - 20h - Conferência de Abertura
Local: SESC Ceilândia 

Juan Molina é fotógrafo, licenciado em História da Arte pela Universidade de La Habana, Cuba. Atualmente atua como crítico de arte e curador independente. Em Cuba, foi curador da Bienal de Havana e da Biblioteca Nacional. Trabalhou como pesquisador do Conselho Nacional para Cultura e Artes de Hidalgo e por quatro anos lecionou na Escola de Artes Plásticas da Universidade Autônoma de Morelos.

No México, onde mora atualmente, atuou como coordenador da XIII Bienal de Fotografia de 2008; e fez a curadoria da exposição “Heresias: Iconografia de Pedro Meyer”, para o Centro de la Imagen, e co-curador, junto com Alejandro Castellote, da exposição “Cover-ups” no Instituto Cervantes, durante o Festival Photo España 2010.


João Wainer
» João Wainer (SP)
Palestra: Foto-vídeo e a criação de uma nova linguagem: A Experiência da TV Folha
Mediadores: Thiago Sabino e Alex Vidigal
Data: 08/08 - 20h
Local: SESC 504 Sul

Fotógrafo desde os 16 anos, João Wainer começou a fazer foto e vídeo distintamente. Com o lançamento das novas câmeras fotográfica que filmem em alta resolução, viu a chance de unir as duas linguagens. Em 2010, no jornal Folha de São Paulo, onde atualmente é editor de fotografia, produziu suas primeiras experiências de reportagens utilizando fotografia e vídeo, e desde 2011 adotou a nova linguagem editorial.

Natural de São Paulo, Wainer foi assistente do fotógrafo Bob Wolfenson em 1994/95 e em 1996 ingressou na equipe de fotógrafos do jornal Folha de S.Paulo. Venceu o Premio Folha de reportagem em 2001 e o Premio Folha de Edição em 2008. É diretor dos documentários “A Ponte” e “Pixo”. Seu vídeo “Marginália” foi exibido no Festival Reencontre d’Arles, na França. Suas fotos fazem parte da coleção Pirelli/MASP de fotografia desde 2008.


Oliver Boels e Lena Tosta
» Lena Tosta e Olivier Boels (DF)
Palestra: Imagens e Imaginários
Madiadores: Isabela Lyrio e Arthur Monteiro
Data: 14/08 - 20h - Conferência de Abertura
Local: SESC Ceilândia

“Imagens e Imaginários” visa inspirar produtores de imagens, entre profissionais e amadores, a construir um olhar sensível a outros universos culturais e a atentar-se a visualidades não-hegemônicas. Será apresentado o documentário “Cinzas Sagradas na Era de Kali”, um multimídia de 20 min., que traz uma leitura antropológica sobre aquela que é provavelmente a cultura viva mais antiga do mundo, a dos ascetas extremos da Índia, através da hibridização de linguagens, fotografia, texto (oral e escrito) e vídeo.

O debate pretende suscitar discussões sobre a produção de imagens com sujeitos humanos - em especial com grupos tidos como exóticos ou minoritários - entre questões antropológicas, éticas e estético-epistemológicas. 



João P. Teles
» João P. Teles (DF)
Palestra: O mercado da Fotografia de Moda em Brasília
Mediador: Cleber Medeiros e Márcia Rocha
Data: 22/08 - 20h - Conferência de Abertura
Local: SESC 504 Sul

João P. Teles descobriu sua paixão pela fotografia de moda no meio de sua graduação. É formado em Publicidade e atua na fotografia de moda desde 2008, realizando trabalhos para diversas marcas em Brasília tais como Summershop, Avanzzo e Magrella. Sua palestra será um bate-papo sobre o mercado de fotografia de moda no DF, abordando sua trajetória, inspirações, cases de seus trabalhos e projetos, as dificuldades e facilidades do mercado brasiliense.