Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

Workshops

Da maquiagem a lomo criatividade, os Workshops do Mês da Fotografia em 2012 estão abertos a todas as pessoas, que de alguma forma, trabalham com a imagem, seja de pessoas ou de produtos. Abaixo saiba um pouco mais dos profissionais que estarão conosco em agosto e escolha a sua turma.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
 

 » WS: Introdução a Fotografia de Estúdio
    Instrutor: Maurício Zanin (Candango Fotoclube - DF)
   
Data: 04/08 - 10h
    Local:
SESC Gama
    Pré-requisito: Conhecimentos básicos de fotografia.
    Indicado para maiores de 15 anos.

Foto: Maurício Zanin

As relações de Abertura, ISO e Tempo de Exposição e sua aplicação prática em Estúdio são alguns dos assuntos abordados pelo fotógrafo Maurício Zanin. O WS, indicado para fotógrafos iniciantes, propõe uma troca de experiências onde os participantes poderão ver na prática os conceitos de iluminação, direção de modelos, cores, e etc.; e ainda conhecer alguns dos equipamentos e acessórios utilizados no estúdio - Hazy, Rebatedores, Colmeias, Snoot, tochas, entre outros.

Maurício Zanin é fotógrafo especializado em fotografia artística, e utiliza a luz como instrumento para expressar emoções e transformar  pessoas em obras de arte. Seu foco principal é o retrato (portrait).


» WS: Linguagem fotográfica - O Punctum na fotografia ideal
   Instrutor: Bruno Costa (Candango Fotoclube - DF)
   Data: 05/08 - 10h
   Local:
SESC 504 Sul

   Indicado para maiores de 15 anos.

Foto: Bruno Costa

A fotografia, assim como as outras artes, trata de emoções: piedade, revolta, tristeza, alegria, solidão. O que chama a atenção de um fotógrafo, mais do que um elemento isolado na rua, é o contexto de uma sensação. E tudo o que ele quer fazer, ainda que inconsciente, é capturar aquela sensação. E quando ele consegue, é o Punctum! Então ele escolhe o melhor ângulo, o melhor enquadramento, a melhor intensidade de luz, tudo segundo os critérios que o levarão a capturar aquela sensação. E a fotografia realizada então transmite uma emoção.

Bruno Costa é fotojornalista graduado em Comunicação Social na UFPE e pós-graduado em Jornalismo Cultural na UERJ, com trabalho sobre o poder de mobilização da fotografia de Sebastião Salgado.



» WS: Fotografia de Corpo
   Instrutores: Anelise Molina e Thiago Sabino (Escola Brasiliense de Fotografia - DF)
   Data: 11/08 - 10h
   Local:
SESC Ceilândia
   Pré-requisito: Conhecimentos básicos de fotografia.
   Indicado para maiores de 18 anos.


Foto: Anelise Molina

Trazer a fotografia do corpo, seja ela o retrato, o nu, o detalhe ou macro, como um elemento que ajuda a compreender a pós-modernidade é a proposta do WS Fotografia de Corpo.

O corpo como objeto de arte, o corpo modificado, maculado. O corpo dito bonito. O corpo considerado feio. “Como vemos o corpo?” é a pergunta que serve como ponto de partida.


» WS: Lomo Criatividade
   Instrutores: Fernando Bizerra e Samuel Paz (Escola Brasiliense de Fotografia - DF)
   Data: 12/08 - 10h
   Local:
SESC 504 Sul
   Indicação livre.


Foto: Anelise Molina

A oficina de Lomo Criativa tem como objetivo tanto apresentar a lomografia a pessoas que têm interesse em aprender esse estilo fotográfico como desenvolver a prática fotográfica do participante no sentido de aprimorar composição, fotometria e outras habilidades que compoem o saber fotográfico.

O público vivenciará primeiramente uma breve exposição dos princípios básicos da lomografia já em campo, botando em prática imediatamente os princípios abordados na explanação teórica dos instrutores.


» WS: Fotos, Produção e edição para vídeos documentários

   
   Instrutores: Egberto Nogueira e Alexandre Monteiro (SP)
   Data: 18 e 19/08 - 10h
   Local: SESC 504 Sul
   Indicação livre.

Egberto Nogueira. Foto: Sergio Almeida.

Há mais de 100 anos fotografia e video andam juntos, e não importa quem chegou primeiro, o fato é que, as novas tecnologias colocaram as duas expressões num só aparato. Melhor, está instigando fotógrafos a se tornarem novos produtores de videos.

Como incluir em seu repertório a imagem em movimento, como aplicar os recursos acoplados à tecnologia digital, como operar os novos equipamentos híbridos que filmam, captam áudio e fotografam, e principalmente como pensar isso tudo, são algumas das questões tratadas pelo fotojornalista Egberto Nogueira, da Ímã Galeria, no primeiro dia do workshop. No segundo dia, Alexandre Monteiro trata de questões mais técnicas, do tratamento de imagens para vídeo, edição e montagem, e finalização do vídeo para publicação.